sábado, 21 de noviembre de 2015

Eventos do Consulado sobre violência de gênero - Convite

A violência de gênero é um dos problemas mais graves – e, infelizmente, mais frequentes – enfrentados pela comunidade brasileira na jurisdição do Consulado do Brasil em Buenos Aires.

A partir de relatos dos casos enfrentados, a Secretaria de Políticas para Mulheres –SPM decidiu ampliar para a Argentina o atendimento do "Ligue 180" internacional, linha de atendimento 24 hs, operada por brasileiras, em português, para orientação e acolhida às vítimas de violência de gênero.

Para divulgar o “Ligue 180” internacional, o Consulado convida a comunidade para os seguintes eventos.

- Dia 02 de dezembro

16 hs - Abertura da programação pela Cônsul-Geral, Embaixadora Gláucia Gauch, e por autoridade argentina da área de gênero
17 hs - Exibição do filme "Amor?", de João Jardim, que questiona a temática da violência de gênero
19 hs - Coquetel oferecido aos presentes
Local: Centro Cultural Brasil-Argentina (Av. Belgrano, 552)


- Dia 09 de dezembro

16 hs - Exibição do documentário "Silêncio das Inocentes", de Ique Gazzola, sobre a Lei Maria da Penha;
17 hs - Mesa-redonda sobre os recursos disponíveis às vítimas de violência de gênero nesta jurisdição;
19 hs - Coquetel oferecido aos presentes
Local: Centro Cultural Brasil-Argentina (Av. Belgrano, 552)

 - Inspirado pela grande repercussão da campanha virtual #PrimeiroAssédio, organizada pelo coletivo "Think Olga" (um dos nomes proeminentes no debate sobre violência de gênero no  Brasil), e considerando ser o evento valiosa oportunidade para incentivar relatos de violência de gênero,  o Consulado convida as brasileiras a contar, de forma ANôNIMA, ao endereço violenciadegenero@conbrasil.org.ar, suas experiências de assédio e violência de gênero na Argentina.

Relatos selecionados pelo Consulado seriam expostos coletivamente, de forma ANÔNIMA, em mural informativo do Ligue 180 internacional, a ser afixado na sede do Consulado do Brasil em Buenos Aires, no contexto de alerta e encorajamento à denuncia da violência de gênero.

Os depoimentos colhidos servirão para enriquecer a reflexão sobre gênero e imigração que vem sendo levada a cabo pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a SPM, e que culminou em iniciativas como a expansão internacional do Ligue 180.

Para acessar o Ligue 180, as brasileiras neste país devem discar 08009995500 e em seguida informar o número 61-37990180.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.